quarta-feira, 14 de abril de 2021

Chanel Nº 5 completa 100 anos

Chanel Nº 5, o perfume mais célebre do mundo, completa 100 anos.                                                                               

Quando um jornalista, em uma célebre entrevista em 1952 capciosamente perguntou o que Marilyn Monroe usava para dormir, ela respondeu: “Apenas Chanel N°5”.

Marilyn tinha 25 anos e a frase entrou para a história, assim como o perfume que celebra 100 anos de lançamento agora em maio. Até hoje não se sabe se a declaração de Marilyn foi tão espontânea quanto pareceu, uma vez que, pouco depois, ela posou insinuando nudez com um frasco do icônico perfume ao lado da cama.

A história do mítico perfume francês tem uma narrativa tão fascinante quanto a de Marilyn e tão extraordinária quanto a de quem a concebeu, a lendária estilista Gabrielle Chanel, apelidada de Coco.

Chanel nasceu em 1883, em uma família humilde no interior da França. Foi morar em Paris em 1909, aos 26 anos e pouco mais de uma década depois já era um fenômeno da alta costura.

Mas, Chanel também tinha outra ambição além da moda, ela sonhava em lançar uma fragrância que fosse adequada à mulher moderna, que nos efervescentes anos 1920, vinha ganhando cada vez mais espaço na conservadora sociedade europeia. 

Coco sonhava com um perfume com notas limpas e refrescantes. Naquela época, o melhor modo de desenvolver um aroma com esse frescor era usando frutas cítricas, mas os químicos da época não conseguiam desenvolver uma essência que não ficasse excessivamente concentrada.

Depois de muito pesquisar, Coco decidiu procurar Ernest Beaux, perfumista que havia trabalhado para a família real russa e que vivia na cidade de Grasse, o principal centro da indústria do perfume. 

Beaux aceitou o desafio, e depois de alguns meses apresentou um conjunto de frascos numerados para que ela experimentasse. Chanel gostou tanto da fragrância que encontrou no frasco de número 5, que decidiu ficar também com o número. Nascia o aroma de nosso tempo.

O perfume sempre manteve uma imagem associada a mulheres belas e talentosas. Marilyn Monroe foi a mais icônica. Catherine Deneuve, cuja beleza é símbolo do cinema francês, foi o rosto de Chanel Nº 5 de 1969 a 1979 e mais recentemente, a modelo Gisele Bündchen.

A história de Coco Chanel é tão fascinante quanto o perfume que ela criou. Coco Chanel viveu 87 emocionantes anos e sua criação já vai completar um século.

O vídeo acima é narrado pela própria atriz, que fala sobre a entrevista concedida por ela, onde contou o que usava quando estava na cama: “Apenas Chanel N°5”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário