sábado, 17 de abril de 2021

Luxo, Brilho e Glamour do Ouro

O ouro é um metal raro, e por isso joias ou acessórios produzidos com o mesmo são muito caros, cobiçados e apreciados principalmente pelas mulheres. No entanto ele nunca é encontrado com alto grau de pureza quimicamente falando, pois existem outros metais misturados, como o cobre, presente na maioria das ligas de ouro, que provoca o fenômeno do escurecimento ou oxidação.

Essa mudança de cor ou oxidação das joias de ouro não prejudica a qualidade das peças, pois é apenas superficial podendo ser mais intensa devido o contato prolongado com a pele, se estiverem expostas mais próximas ao mar, ou se guardadas de forma inadequada.

Cuidados simples e nada difíceis podem manter o brilho, durabilidade e aparência das joias e acessórios de ouro por longos anos, garantindo o costume das famílias de passarem as peças de geração em geração.

Hábitos simples, como a limpeza e a forma correta de guardar garantirão o brilho e glamour das mesmas. Atenção para as dicas:

  • NÃO EXPONHA A ALGUNS LÍQUIDOS

O contato das joias de ouro com o cloro, sal e outros produtos químicos podem desgastá-las ao longo do tempo, e as mesmas não devem ser usadas durante banhos quentes, de piscina ou de mar.

Enquanto dormimos devemos tirá-las, pois podemos fazer movimentos que poderão comprometer a integridade das mesmas ou nos machucar.

  • USE UMA FLANELA PARA LIMPAR

Uma flanela macia, limpa e seca é um instrumento ideal para limpá-las fazendo movimentos circulares, podendo umidificar a mesma caso a sujeira esteja difícil de ser removida. Nunca use chás, álcool ou creme dental.

  • CUIDADOS COM PRODUTOS QUÍMICOS

Tenha sempre cuidado de colocar perfumes antes das joias, e nunca as exponha diretamente à ação de sabonetes, cremes ou produtos de limpeza pesada, pois os mesmos fazem perder o brilho, aceleram a oxidação e desgastam as camadas de ouro, comprometendo a sua beleza e durabilidade.

  • GUARDAR CORRETAMENTE

O ouro é um metal que pode ser arranhado facilmente, portanto use porta joias, gavetas com divisórias ou estojos, pois estes locais garantem a segurança das joias, evitando arranhões entre as mesmas.

  • PEÇAS COM PEDRAS, PÉROLAS OU DIAMANTES

Joias de ouro já tem seu glamour e são mais valiosas se tiverem incrustadas nas mesmas pedras preciosas, necessitando cuidados mais delicados.

Limpe-as antes de guardar, usando uma flanela seca, ou água morna com sabão neutro, passado suavemente com uma escova de cerdas macias, para evitar arranhões e garantir o brilho.

Se o ouro já é requintado, e com diamantes as joias se tornam mais valiosas, no entanto precisam de cuidados mais sérios. Sendo assim, sempre que usar uma joia com diamantes, limpe antes de guardar, pois apesar destas pedras preciosas serem muito resistentes, as peças devem ser guardadas separadas umas das outras, para evitar arranhões.

Tenha um cuidado especial com as pérolas, que são gemas muito delicadas, evitando contato direto com a água, cremes e perfumes. Para limpar use apenas um pano macio, pois as escovas poderão arranhar as mesmas.

Imagens: pixabay

Leia mais...

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Como Limpar Memória de Celulares para Aumentar Armazenamento

O iPhone não tem um recurso nativo de limpeza, sendo necessário você esvaziar o cache do “Safari”, pois lá estão armazenadas as senhas e scripts de sites para carregamento mais rápido, ocupando memória em virtude também dos que você não abre constantemente.

Para limpar vá em "Ajustes", role a tela para baixo e localize “Safari” na lista de aplicativos. Deslize a tela para o lado, localize "Limpar Histórico e Dados dos Sites”, selecione e confirme a ação “Limpar Tudo”.

Você também poderá excluir aplicativos que não usa mais no seu celular, para isto localize o ícone dos mesmos na tela inicial do iPhone e mantenha pressionado por alguns segundos e ao aparecer as opções, selecione "Reorganizar Apps", clique no "x" que surgirá e em seguida "Apagar".

Reiniciar o celular também poderá apagar arquivos temporários ou desnecessários. Você poderá fazer isso pressionando por alguns segundos o botão “Power” na lateral do iPhone, e ao surgir na tela o ícone siga a instrução "deslize para desligar" o parelho.

Alguns "apps" oferecem recursos para liberar memória nas configurações dos mesmos, como o WhatsApp. Com o aplicativo aberto, localize o “Gerenciador de armazenamento de dados” abra o mesmo, toque em “Ajustes”, selecione "Armazenamento e dados", clique em "Gerenciar Armazenamento", e o mesmo exibirá os arquivos que ocupam mais espaço no celular. Marque e exclua os que não forem mais necessários.


Leia mais...

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Chanel Nº 5 completa 100 anos

Chanel Nº 5, o perfume mais célebre do mundo, completa 100 anos.                                                                               

Quando um jornalista, em uma célebre entrevista em 1952 capciosamente perguntou o que Marilyn Monroe usava para dormir, ela respondeu: “Apenas Chanel N°5”.

Marilyn tinha 25 anos e a frase entrou para a história, assim como o perfume que celebra 100 anos de lançamento agora em maio. Até hoje não se sabe se a declaração de Marilyn foi tão espontânea quanto pareceu, uma vez que, pouco depois, ela posou insinuando nudez com um frasco do icônico perfume ao lado da cama.

A história do mítico perfume francês tem uma narrativa tão fascinante quanto a de Marilyn e tão extraordinária quanto a de quem a concebeu, a lendária estilista Gabrielle Chanel, apelidada de Coco.

Chanel nasceu em 1883, em uma família humilde no interior da França. Foi morar em Paris em 1909, aos 26 anos e pouco mais de uma década depois já era um fenômeno da alta costura.

Mas, Chanel também tinha outra ambição além da moda, ela sonhava em lançar uma fragrância que fosse adequada à mulher moderna, que nos efervescentes anos 1920, vinha ganhando cada vez mais espaço na conservadora sociedade europeia. 

Coco sonhava com um perfume com notas limpas e refrescantes. Naquela época, o melhor modo de desenvolver um aroma com esse frescor era usando frutas cítricas, mas os químicos da época não conseguiam desenvolver uma essência que não ficasse excessivamente concentrada.

Depois de muito pesquisar, Coco decidiu procurar Ernest Beaux, perfumista que havia trabalhado para a família real russa e que vivia na cidade de Grasse, o principal centro da indústria do perfume. 

Beaux aceitou o desafio, e depois de alguns meses apresentou um conjunto de frascos numerados para que ela experimentasse. Chanel gostou tanto da fragrância que encontrou no frasco de número 5, que decidiu ficar também com o número. Nascia o aroma de nosso tempo.

O perfume sempre manteve uma imagem associada a mulheres belas e talentosas. Marilyn Monroe foi a mais icônica. Catherine Deneuve, cuja beleza é símbolo do cinema francês, foi o rosto de Chanel Nº 5 de 1969 a 1979 e mais recentemente, a modelo Gisele Bündchen.

A história de Coco Chanel é tão fascinante quanto o perfume que ela criou. Coco Chanel viveu 87 emocionantes anos e sua criação já vai completar um século.

O vídeo acima é narrado pela própria atriz, que fala sobre a entrevista concedida por ela, onde contou o que usava quando estava na cama: “Apenas Chanel N°5”.

Leia mais...

terça-feira, 13 de abril de 2021

Morre Oswaldo Duarte

O dia amanheceu triste e sombrio com a partida de Oswaldo Duarte.

Partiu tão lentamente, tão plácido e silencioso como sempre foi. Para os que ficam, restam as lembranças de como foi sua vida. A educação, a discrição, a mansidão e a gentileza eram seu estilo de vida, sua marca e personalidade.

Tão essencial para a família, partiu e levou um pouco da gente. Mas as lembranças que ele deixou nos manterão unidos para sempre. É muito doloroso dizer adeus, mas esta despedida eterna não levará você dos nossos corações.

Que sua alma gentil descanse em paz.

Juraci Neves e família.


Descanse em paz Oswaldo Duarte...
Leia mais...

segunda-feira, 12 de abril de 2021

6 Benefícios da Tapioca (e receitas saudáveis)

A tapioca é uma fonte saudável de energia e uma boa alternativa ao pão. Pode ser integrada na dieta para variar e aumentar o valor nutricional da alimentação.

A tapioca é um alimento feito a partir da goma da mandioca, que é um tipo de amido pobre em fibras, por isso, o ideal é misturar sementes de chia ou linhaça, por exemplo, para ajudar a baixar o índice glicêmico da tapioca e promover ainda mais a sensação de saciedade.

A tapioca se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos ou doces ajuda a emagrecer, porque é ótima para diminuir o apetite.

Além disso, uma das coisas que faz da tapioca um alimento especial é o seu sabor agradável, e o fato de ser um alimento muito versátil, que pode ser combinado com diferentes recheios, podendo por isso ser usada no café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

BENEFÍCIOS DA TAPIOCA

Os principais benefícios e vantagens de comer tapioca, são:
  • Possui baixo teor de sódio, sendo por isso ideal para quem segue uma dieta pobre em sal;
  • Não contém glúten, sendo por isso uma excelente opção para pessoas com alergia ou intolerância ao glúten.
  • Fonte de energia e de hidratos de carbono;
  • Não necessita de adição de óleo ou gorduras na sua preparação;
  • Contém potássio, ajudando por isso no controle da pressão arterial;
  • Rica em cálcio, sendo por isso benéfica para a saúde dos ossos.


DIABÉTICO PODE COMER TAPIOCA?

Por ter alto índice glicêmico, a tapioca não deve ser consumida em excesso por pessoas com diabetes ou com excesso de peso, sendo especialmente importante não usar recheios com muitas gorduras ou com muitas calorias. 

QUEM TEM GASTRITE PODE COMER TAPIOCA?

A massa da tapioca não causa nenhuma alteração para quem tem gastrite, no entanto, quem sofre com gastrite e má digestão deve evitar recheios muito gordurosos, preferindo uma versão mais leve, à base de frutas, por exemplo. 

3 RECEITAS DELICIOSAS DE TAPIOCA PARA SUBSTITUIR O PÃO

O ideal é comer tapioca uma vez por dia, aproximadamente 3 colheres de sopa, pois embora seja um alimento com diversos benefícios deve ser comido com moderação. Além disso, para não engordar é preciso ter cuidado com o recheio que se adiciona, e por isso aqui ficam algumas sugestões bem naturais, saudáveis e com poucas calorias:

1. TAPIOCA COM QUEIJO BRANCO E BAGAS GOJI BERRY

Para preparar uma refeição de tapioca rica em antioxidantes vai precisar de:

INGREDIENTES:
  • 2 Fatias de queijo branco e magro;
  • 1 Colher de sopa de geleia de frutos vermelhos sem açúcar;
  • 1 Colher de sopa com mirtilos e bagas goji berry;
  • 1 ou 2 nozes aos pedaços.
MODO DE PREPARO:

Depois de preparar a tapioca numa frigideira sem adicionar óleos ou gorduras, adicione as fatias de queijo, espalhe bem a geleia e por fim adicione a mistura de frutos e as nozes. Por fim basta enrolar a tapioca e está pronta para comer.

2. TAPIOCA DE FRANGO, QUEIJO E MANJERICÃO

Se precisa de uma opção para jantar ou se chegou do treino e precisa de uma refeição rica em proteína, vai precisar de:

INGREDIENTES:
  • 1 Bife ou peito de frango;
  • Algumas folhas frescas de manjericão;
  • 1 fatia de queijo magro branco;
  • Tomate cortado em rodelas.
MODO DE PREPARO:

Comece por preparar a tapioca numa frigideira sem adicionar óleos ou gorduras e separadamente grelhe o bife ou o peito de frango. Adicione o queijo e o frango, espalhe algumas folhas de manjericão, adicione o tomate em rodelas e enrole bem a tapioca.

3. TAPIOCA COM MORANGOS E CHOCOLATE
Se quiser preparar um lanche ou uma sobremesa com tapioca, vai precisar de:

INGREDIENTES:
  • 3 ou 4 morangos;
  • 1 Iogurte natural desnatado;
  • 1 quadrado de chocolate amargo ou meio amargo.
MODO DE PREPARO:

Numa panela pequena, derreta o quadrado de chocolate em banho maria, retire do lume e misture com o iogurte desnatado. Depois da tapioca estar pronta, adicione os morangos cortados aos cubos ou as rodelas, junte o iogurte com o chocolate e se preferir acrescente mais algumas raspas de chocolate. Enrole a tapioca e está pronta para comer.

Em qualquer uma destas receitas pode ser adicionada 1 colher de chá de sementes de chia ou linhaça por exemplo, pois por serem ricas fibra ajudam no funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e baixam o índice glicêmico da tapioca e ajudando assim a emagrecer.

Veja como preparar outras receitas que substituem o pão no vídeo seguinte:


Fonte: tuasaude.com
Tatiana Zanin - Nutricionista
Leia mais...