sábado, 17 de abril de 2021

Luxo, Brilho e Glamour do Ouro

O ouro é um metal raro, e por isso joias ou acessórios produzidos com o mesmo são muito caros, cobiçados e apreciados principalmente pelas mulheres. No entanto ele nunca é encontrado com alto grau de pureza quimicamente falando, pois existem outros metais misturados, como o cobre, presente na maioria das ligas de ouro, que provoca o fenômeno do escurecimento ou oxidação.

Essa mudança de cor ou oxidação das joias de ouro não prejudica a qualidade das peças, pois é apenas superficial podendo ser mais intensa devido o contato prolongado com a pele, se estiverem expostas mais próximas ao mar, ou se guardadas de forma inadequada.

Cuidados simples e nada difíceis podem manter o brilho, durabilidade e aparência das joias e acessórios de ouro por longos anos, garantindo o costume das famílias de passarem as peças de geração em geração.

Hábitos simples, como a limpeza e a forma correta de guardar garantirão o brilho e glamour das mesmas. Atenção para as dicas:

  • NÃO EXPONHA A ALGUNS LÍQUIDOS

O contato das joias de ouro com o cloro, sal e outros produtos químicos podem desgastá-las ao longo do tempo, e as mesmas não devem ser usadas durante banhos quentes, de piscina ou de mar.

Enquanto dormimos devemos tirá-las, pois podemos fazer movimentos que poderão comprometer a integridade das mesmas ou nos machucar.

  • USE UMA FLANELA PARA LIMPAR

Uma flanela macia, limpa e seca é um instrumento ideal para limpá-las fazendo movimentos circulares, podendo umidificar a mesma caso a sujeira esteja difícil de ser removida. Nunca use chás, álcool ou creme dental.

  • CUIDADOS COM PRODUTOS QUÍMICOS

Tenha sempre cuidado de colocar perfumes antes das joias, e nunca as exponha diretamente à ação de sabonetes, cremes ou produtos de limpeza pesada, pois os mesmos fazem perder o brilho, aceleram a oxidação e desgastam as camadas de ouro, comprometendo a sua beleza e durabilidade.

  • GUARDAR CORRETAMENTE

O ouro é um metal que pode ser arranhado facilmente, portanto use porta joias, gavetas com divisórias ou estojos, pois estes locais garantem a segurança das joias, evitando arranhões entre as mesmas.

  • PEÇAS COM PEDRAS, PÉROLAS OU DIAMANTES

Joias de ouro já tem seu glamour e são mais valiosas se tiverem incrustadas nas mesmas pedras preciosas, necessitando cuidados mais delicados.

Limpe-as antes de guardar, usando uma flanela seca, ou água morna com sabão neutro, passado suavemente com uma escova de cerdas macias, para evitar arranhões e garantir o brilho.

Se o ouro já é requintado, e com diamantes as joias se tornam mais valiosas, no entanto precisam de cuidados mais sérios. Sendo assim, sempre que usar uma joia com diamantes, limpe antes de guardar, pois apesar destas pedras preciosas serem muito resistentes, as peças devem ser guardadas separadas umas das outras, para evitar arranhões.

Tenha um cuidado especial com as pérolas, que são gemas muito delicadas, evitando contato direto com a água, cremes e perfumes. Para limpar use apenas um pano macio, pois as escovas poderão arranhar as mesmas.

Imagens: pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário