quarta-feira, 22 de abril de 2020

Igrejas de Sobral

Igrejas de Sobral: História, arquitetura e religião.

Carregadas de histórias e significados para os sobralenses, as igrejas convidam visitantes e sobralenses a um passeio pela história e pela arquitetura. 



Sobral é uma cidade que deve a sua existência aos ciclos econômicos do gado, do algodão e também, de uma forma muito forte, à religião católica. Sem a religião, Sobral não teria a importância que tem hoje. As igrejas têm um papel fundamental na história da cidade. Também merece destaque a atuação de Dom José Tupinambá da Frota, figura que além de ter sua importância na educação e na política da Cidade, teve forte presença no desenho urbano de Sobral e colocou o catolicismo como um dos pontos centrais da Cidade. Hoje, o município tem inúmeras igrejas, que além de fazer parte do desenho urbano, fizeram de Sobral a cidade com maior número de igrejas por metro quadrado no Estado. Saiba um pouco mais sobre algumas delas.

Igreja de São Francisco


Por iniciativa do Português Francisco Rodrigues dos Santos, a Capela foi construída em 1870 e concluída em 1898, na antiga Praça da Constituição. Após a demolição da antiga capela, a atual igreja foi construída, em outubro de 1945. Sua inauguração foi realizada no período do Congresso Diocesano das Vocações do Jubileu Sacerdotal de Dom José Tupinambá da Frota, em 1955. 
As muitas aberturas permitem um alto grau de iluminação e ventilação. O alto grau de ornamentação da igreja e seu grande porte fazem com que o edifício se destaque na paisagem urbana de Sobral, com suas altas torres podendo ser vistas de vários pontos da cidade.



Igreja do Menino Deus


A Capela do Menino Deus e o convento anexo foram construídos, com ajuda da generosidade das famílias sobralenses, por duas irmãs carmelitas, que chegaram a Sobral em 1810, junto às Freiras de Ordem Terceira das Carmelitas Emerenciana de Sant'Ana e Teresa de Jesus. 
Embora já tenha passado por reformas, ainda guarda imagens originais e exibe no forro um baixo relevo em talha policromada, representando a Sagrada Família em Fuga para o Egito. É uma igreja de muita influência, os sobralenses são muito devotos à figura do Menino Deus.

Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio


Com a movimentação popular em torno da recém-inaugurada Estação Ferroviária de Sobral, em 1882, surgiu a ideia de edificar-se, no novo bairro, uma capela em honra de Nossa Senhora do Patrocínio. A construção data de 1885, numa elevação de terreno, a capela mor foi benta na presença das famílias sobralenses que muito contribuíram com doações, com destaque para o coronel Francisco Fernando Pereira Mendes. A igreja foi concluída em 1900, e elevada à condição de matriz em 1916 por Dom José Tupinambá da Frota.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Construída no período em que Sobral já se eleva a Vila, próxima ao local onde ficava a primeira igreja da cidade, a Matriz da Caiçara, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi uma das igrejas que serviram como polo de povoamento para a futura Sobral. A pedra fundamental da atual matriz foi lançada em 2 de novembro de 1778.
Seu frontispício, considerado um dos mais bonitos do Ceará, é formado por um pórtico com arco de pedraria lavrada em lioz, importadas de Portugal, e portas com almofadas destacadas. Para muitos, é a igreja mais bela do Ceará.

Igreja de Nossa Senhora das Dores


Sua construção deu origem ao terceiro bairro da Vila Distinta e Real de Sobral. Embora não se tenha registro da data de construção, sabe-se que existia em 1818.
A construção foi um dos únicos edifícios antigos da área cuja implantação, ainda que parcialmente, aceitou voltar-se para o Rio Acaraú. Sua face norte fica voltada para a Rua das Dores, enquanto a sul se volta para a margem esquerda do Rio Acaraú. Sua torre única e lateral, por ter sido construída em 1924, não segue o estilo neoclássico de seus elementos de fachada.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário


É a igreja mais antiga de Sobral, construída em 1767 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. No período da festa de Nossa Senhora do Rosário, era comemorada a coroação dos reis do Congo, nome dado aos festejos. A última vez que a festa foi realizada em Sobral foi em janeiro de 1889. Após a abolição da escravatura, os negros continuaram a tradição do Reisado Africano por algum tempo. Até hoje, a igreja ainda é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretinhos, por sua relação histórica com os escravos.
Romeu Duarte - Arquiteto, urbanista, cronista do O POVO, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor do livro Sítio Histórico de Sobral - Monumento Nacional.
Leia mais...

Rir é sempre o melhor remédio?!

RIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO?!

Segundo pesquisa publicada pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, cerca de 34% das postagens nas redes sociais com menções ao coronavírus, são irônicas ou bem-humoradas.
Esse é o jeito brasileiro de encarar muitas situações, rindo das adversidades como forma de amenizar situações negativas. 

Sabemos que o bom humor e o riso favorecem a liberação da endorfina, um neurotransmissor relacionado ao bem estar. 

É claro que podemos rir dos memes e Gif’s, mas não devemos ficar distantes dos perigos reais. Rir é bom, mas é preciso ter cuidado para que as brincadeiras e o bom humor não sejam traduzidos em negligência ou falta de cuidado, aí a piada perde a graça!
Leia mais...

Estátua do Cristo Redentor

Estátua do Cristo Redentor - Uma das sete maravilhas do mundo moderno:


O Cristo Redentor, no topo do morro do Corcovado, mantém os braços abertos dia e noite abençoando a Cidade Maravilhosa.


O Monumento, por sua imponência e grande reconhecimento internacional, foi considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. O Cristo foi eleito no dia 7 de julho de 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno, ao lado da muralha da China, Coliseu na Itália, Machu Picchu no Peru, Petra na Jordânia, Taj Mahal na Índia e Chichén Itzá no México. Em 2009 o Guinness World Records considerou o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo do mundo.
A construção do Cristo Redentor do Corcovado é considerada um grande marco da engenharia brasileira. As obras foram iniciadas em 1926. O projeto escolhido foi o do engenheiro Heitor da Silva Costa, que optou pelo concreto armado e pedra-sabão, em homenagem às obras do artista Aleijadinho. O monumento tem 38 metros de altura e 28 de largura e foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931. 
Impossível visitar o Rio e deixar esse ícone fora do roteiro. Desde sua inauguração, este belo símbolo de fé já recebeu visitas de pessoas ilustres: Papa João Paulo II, Dalai Lama, Princesa Diana, Príncipe Charles e o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com sua família, já estiveram no alto do Corcovado.
Leia mais...

Receitas Le Cordon Bleu

Omelete Clássica:
Por que não tentar criar esse clássico rápido e fácil, que também é frequentemente usado como teste de um verdadeiro chef! Os Master Chefs da Le Cordon Bleu criaram esta receita tradicional de omelete francesa para você experimentar em casa. Tradicionalmente, essa omelete não tem cor - o que significa que não há cor marrom, rugas e não fica mole por dentro.

Obs.: Tradicionalmente, as omeletes são enroladas usando um pano. Ele não apenas ajuda a dar à omelete a forma final de torpedo, mas também absorve o excesso de manteiga do cozimento.

Rende: 1 omelete
Tempo de preparação: 5 minutos
Tempo de cozimento: 2 minutos
Tempo total: 7 minutos

Ingredientes
3 ovos
30 ml de manteiga clarificada
Sal e pimenta
10 ml de manteiga clarificada (para servir)

Método
Quebre os ovos em uma tigela grande, tempere e bata bem.

Aqueça a manteiga clarificada na panela de omelete em fogo médio. Quando a manteiga estiver quente, despeje a mistura de ovos na panela. Mexa delicadamente com um garfo, levantando o fundo para permitir que os ovos não cozidos fluam por baixo. Os ovos não devem endurecer muito rapidamente ou adquirir muita cor.

Uma vez que os ovos estejam quase completamente endurecidos - ou seja, eles não podem mais ser mexidos -, agite bem a panela. Levante a panela quase na vertical; com o auxílio do garfo, dobre a omelete ao meio e deslize-a sobre o prato preparado, dobrando-a novamente sobre si mesma.



Cubra com uma toalha de cozinha limpa e pressione ao longo dos lados, formando pontos em cada extremidade.
Leia mais...

Conheça o Le Cordon Bleu

Le Cordon Bleu
Le Cordon Bleu foi fundado em Paris, em 15 de outubro de 1895, como instituto de artes culinárias, a partir de então, sua reputação internacional se espalhou rapidamente, e é hoje considerada a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do mundo.

Ao longo do século passado, Le Cordon Bleu vivenciou uma revolucionária mudança à medida que evoluiu de uma escola de culinária parisiense para uma rede internacional de institutos de artes culinárias e de hospitalidade.

Le Cordon Bleu combina inovação e criatividade com a tradição. É considerado o guardião da técnica da Culinária Francesa através de seus programas culinários que continuam a preservar e transmitir o domínio e apreciação das artes culinárias, que têm sido o alicerce da gastronomia francesa há mais de 500 anos.
A filosofia do Le Cordon Bleu é alcançar a excelência através da prática constante e do refinamento. O Le Grand Diplôme Le Cordon Bleu, reconhecido mundialmente por profissionais de gastronomia; é o passaporte internacional para uma carreira gratificante.

O Le Cordon Bleu conta com 35 institutos em 20 países e 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades são treinados todos os anos, e exibem com orgulho seus certificados, diplomas, bacharelados e mestrados, incluindo um diploma online em turismo gastronômico. 

As aulas são ministradas por Master Chefs, a maioria dos quais vem de restaurantes com estrelas Michelin ou são vencedores de competições de prestígio e títulos, como o Meilleur Ouvrier de France.

No Brasil a Le Cordon Bleu tem escolas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia mais...

O clássico Dry Martini

O Dry Martini é o drink mais clássico, amado e pedido no mundo! Foi imortalizado por James Bond, o Agente 007. É uma bebida feita com gin e vermute seco e servido tradicionalmente em uma taça triangular.
Uma dica fundamental para um Dry Martini perfeito é manter o gin e as taças sempre no freezer. Desta maneira evita-se ter que misturar a bebida com gelo na coqueteleira, e assim ela não fica aguada. Preparar um drink leva apenas cinco minutos e pode ser batido ou misturado, como você preferir.



A receita
– 90ml de gin dry (seco)
– 3 gotas de vermute dry francês
– 1 tira de casca de limão
– 1 azeitona verde (opcional)

Modo de preparo
Misture o gin e o vermute em um copo. Mexa vigorosamente e passe a bebida por um coador, colocando em uma taça triangular gelada. Dê um twist na casca de limão sobre o drinque para acrescentar o sumo, coloque a azeitona e sirva.

Harmonização
Prepare um Steak Tartar com fritas e acompanhe com seu Dry Martini.
Leia mais...

Grávidos

Nathália da Escóssia e Oswaldo Duarte postaram no Instagram: 

"No meio das turbulências sempre há esperança". 
Em meio a quarentena, eles descobriram que foram presenteados com um bebê. 

"Deus nos proporcionou um presente para alegrar a nossa família! 

Quanta gratidão por tudo isso que estamos vivendo!" 

New generation is coming! 

Nossos parabéns ao lindo casal!
Leia mais...