sábado, 3 de abril de 2021

Morre Ex-Governador Adauto Bezerra

Morre Ex-Governador Adauto Bezerra  

O ex-governador Adauto Bezerra faleceu na madrugada deste sábado 3 de abril, aos 94 anos. O militar, político e empresário estava internado há cerca de dez dias no hospital Monte Klinikum, onde se tratava de problemas decorrentes da Covid-19.

Ele foi internado há cerca de 10 dias com o diagnóstico de pneumonia mas, de acordo com seu amigo, o provedor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Luiz Marques, acabou contraindo a Covid-19.

O velório do último dos coronéis cearenses, ocorrerá no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza. Os familiares não deram maiores detalhes sobre o enterro.

Foto: Natinho Rodrigues

Biografia

Nascimento e família

José Adauto Bezerra era filho de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra. Nasceu em 3 de junho de 1926, em Juazeiro do Norte (Região do Cariri) 20 minutos depois do irmão gêmeo Humberto.


Carreira militar

Adauto ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em fevereiro de 1943, sendo declarado aspirante a oficial da arma de artilharia em dezembro de 1949. Foi promovido a segundo-tenente no ano seguinte, a primeiro-tenente em junho de 1952 e a capitão em dezembro de 1954. 

Durante sua carreira militar, fez ainda o curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO). Em novembro de 1964, meses após a vitória do movimento político-militar de 31 de março, que depôs o presidente João Goulart, foi promovido a major. Em 1968 passou para a reserva com a patente de coronel.


Política no DNA

A política estava no sangue, o pai foi vereador e presidente da Câmara de Juazeiro do Norte e, também fizeram carreira política o irmão, Humberto Bezerra, deputado federal pelo Ceará de 1967 a 1971 e em 1975, e o irmão mais novo, Orlando, deputado federal de 1983 a 1995.


Início da carreira política

Tela de J. Feitosa Costa 

Adauto estreou na política filiando-se à União Democrática Nacional (UDN), e em outubro de 1958 foi eleito deputado para a Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). Tendo assumido o mandato em fevereiro de 1959, em outubro de 1962 foi reeleito, na legenda da Aliança União pelo Ceará, coligação que congregou a UDN e o Partido Social Democrático (PSD).

Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional - ARENA, partido de apoio ao governo, onde construiu a maior parte de sua carreira política. Na legenda, voltou a se eleger deputado estadual em novembro de 1966. 

Ao longo dessas três legislaturas, foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes e chegou a assumir o governo duas vezes na condição de presidente da Assembleia Legislativa. Também foi membro da Comissão de Orçamento e Finanças e de diversas outras comissões da casa. Em 1970 reelegeu-se para mais um mandato de deputado estadual, concluído em janeiro de 1975.


Governador do Ceará

Em 1974 foi indicado governador do Ceará pelo presidente Ernesto Geisel renunciando ao cargo para disputar o pleito de 1978 no qual foi eleito deputado federal. Foi deputado federal de 1979-1982.

Para evitar cisões no esquema governista firmou em março de 1982 o Acordo dos Coronéis ou Acordo de Brasília com César Cals e Virgílio Távora para assegurar a eleição de Gonzaga Mota para governador sendo que o PDS venceu a contenda com Adauto Bezerra como vice-governador. 

Final de carreira

Em 1985 transferiu-se para o PFL e foi candidato a governador do Ceará em 1986 sendo derrotado por Tasso Jereissati (PMDB). Em maio de 1990, foi nomeado pelo ex-presidente Fernando Collor, para o comando da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, sendo esse o último cargo público que ocupou.

No início de 2007, quando o PFL decidiu renovar-se, transformando-se em Democratas (DEM), permaneceu na agremiação. Deixou-a, porém, em outubro do mesmo ano, filiando-se ao Partido Progressista (PP).

Família

Foi casado em primeiras núpcias com Lídia Bezerra e atualmente com Silvana Neves. Quando falava de família, comparava a criação de seus primeiros filhos a do filho mais novo, Artur. “Os mais antigos, eu cometi um erro grande, porque me dediquei demais à política e esqueci um pouco a criação deles. Com esse agora, não. Ele é muito ligado a mim. É um atestado vivo que tenho para mostrar que ainda estou firme.”

Filosofia de vida

Em relação a vida e ao tempo, costumava dizer “Olha, a vida é muito curta. Os anos... eles se passaram sem eu sentir que passaram”. Tinha por filosofia de vida, ajudar o próximo, e dizia: “A vida é curta, você tem que pensar no melhor, fazer o bem”. Quando falava em fazer o bem, dizia “A única coisa que eu e meu irmão temos um pouco de diferença é o temperamento. Ele me chama de “irmã Paula”, porque todos que vem aqui eu procuro ajudar”.

O empresário

Longe da política e da carreira militar, Adauto foi um empresário de sucesso. Tornou-se proprietário de numerosas indústrias e de uma estação de rádio em Juazeiro do Norte. Também foi sócio proprietário do Banco Industrial e Comercial S.A. (Bicbanco), ao lado do irmão gêmeo Francisco Humberto Bezerra, que morreu em março de 2020 por complicações após uma cirurgia.

Repercussão nas redes sociais

Ex-prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra

Sobrinho de Adauto, lamentou a morte do tio. “O que nos conforta, neste momento, é que ele teve uma história política de sucesso. 

Foi uma pessoa admirável e importante para a transformação do nosso Estado, ao lado de Virgílio Távora, César Cals, Gonzaga Mota e tantos outros que promoveram mudanças no Ceará”, disse Arnon. 

Senador Cid Gomes

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, mais uma vítima da Covid-19. Adauto dedicou-se à política cearense por muitos anos. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado federal e superintendente da SUDENE. Meus sentimentos aos amigos e familiares", publicou. 

Deputado Heitor Férrer

“O Ceará perdeu um de seus grandes líderes políticos e ilustre filho. O Cel. Adauto teve uma vida pública pautada pela seriedade e, ao lado de seu irmão gêmeo Humberto Bezerra, fez marcante carreira política". "Formou a tríade dos coronéis-governadores, com Virgílio Távora e César Cals. Seu legado permanecerá vivo na história do Ceará. Nossos sentimentos e solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de tristeza e saudade" disse em publicação nas redes sociais. 

Senador Tasso Jareissati

O senador Tasso Jereissati (PSDB) destacou que o legado de Adauto Bezerra "Com certeza, será lembrado na história política cearense".


   

Foto: Fabio Lima/O POVO

Deputado Evandro Leitão, Presidente da Assembleia Legislativa

"Recebi com pesar a notícia da morte do ex-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Adauto Bezerra. Ele foi presidente da Casa por duas vezes, em 1967 e entre 1971 e 1972. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Adauto Bezerra", lamentou. 

O Governador Camilo Santana lamenta morte de ex-governador Adauto Bezerra e decreta luto oficial

O governador Camilo Santana (PT) também lamentou a perda e decretou luto oficial de três dias no Estado. "Recebi com muito pesar a notícia da morte do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, aos 94 anos. Nascido em Juazeiro do Norte, Adauto ocupou o cargo entre 1975 e 1978", afirmou o governador. "Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores do ex-governador. Fica decretado luto oficial de três dias no Estado", finalizou.


ESPECIAL ADAUTO BEZERRA



As rádios O POVO CBN e CBN Cariri realizam um programa especial neste sábado, 3, sobre o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, que morreu nesta madrugada em Fortaleza. A partir das 14h30min, os jornalistas Jocélio Leal e Farias Jr entram no ar ao vivo.
Leia mais...

Falece em Fortaleza o Ex-governador do Ceará Adauto Bezerra

Governador Adauto Bezerra - Tela de J. Feitosa Costa 

O Ceará amanhece de luto em virtude do falecimento nesta madrugada de sábado, três de abril de 2021, do ex-governador Coronel Adauto Bezerra, nas dependências do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, por complicações resultantes da Covid-19.

Nascido no Juazeiro do Norte em três de julho de 1926, era filho de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra e foi na Academia Militar das Agulhas Negras no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Oficial do Exército.

Com o apoio da família estreou na política via UDN sendo eleito Deputado Estadual nos anos de 1958 e 1962; já em 1966 e 1970 elegeu-se pela ARENA.

Exerceu também o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, chegando a assumir o governo do estado por duas vezes, por indicação, sendo a última em 1974, feita pelo presidente Ernesto Geisel, mas renunciou para disputar o pleito de 1978, sendo eleito deputado federal.

Em março de 1982, para evitar rompimentos no esquema governista, firmou o Acordo dos Coronéis ou Acordo de Brasília com César Cals e Virgílio Távora, visando garantir a eleição de Gonzaga Mota para governador, saindo o mesmo vitorioso como vice-governador na chapa do PDS.

Adauto em evento com o senador Tasso Jereissati (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Em 1985 transferiu-se para o PFL e foi candidato a governador do Ceará em 1986, não obtendo êxito, perdendo o pleito para Tasso Jereissati do PMDB.

Exerceu também o comando da SUDENE - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste em 1990.

Afastou-se da política ao deixar o cargo na SUDENE, e tornou-se sócio-proprietário do Bicbanco ao lado de seu irmão gêmeo Humberto Bezerra.

Leia mais...

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Bom pra cachorro

A Páscoa se tornou um motivo de alegria para os cães, desde que um novo produto chegou ao mercado. É o ovo de páscoa para cães, um produto perfeito para os que desejam agradar o pet, quando toda a família está se deliciando com chocolates.


O ovo de páscoa para cães foi criado para satisfazer os desejos dos peludinhos, hoje considerados verdadeiros membros da família. O produto possui embalagem temática e logo que chegou às lojas especializadas e aos supermercados, foi um verdadeiro sucesso.

O chocolate é uma delícia, mas é tóxico para os pets, que não podem ingerir açúcar nem o chocolate tradicional, pois são substancias que podem trazer risco de vida aos animais de estimação. 

O problema está na teobromina e na cafeína, substâncias que não são metabolizadas pelo organismo dos animais e estão presentes no chocolate. A intoxicação por causa do consumo de chocolate resulta em vômitos, convulsões e hiperatividade, e a teobromina, que aparece em maior concentração, desencadeia danos cardíacos.

Cães e gatos devem ficar longe de chocolate, pois é tóxico para eles, mas é possível comemorar a Páscoa com guloseimas seguras, feitas especialmente para os animais. Feliz Páscoa para todos!
Leia mais...

Pizza Low Carb

Já pensou que incrível seria poder comer uma pizza sem se preocupar com a quantidade de carboidratos?

Pois saiba que é possível, segue a receitinha de uma pizza low carb.




Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa cheias de farinha de amêndoas ou de outra oleaginosa, como castanhas;
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça ou
  • psyllium;
  • 1 colher de sopa de parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Pitada de fermento químico para bolo (pitada mesmo)

Preparo:
Misturar tudo com uma espatula, até criar uma textura molenga e grudenta, abra a massa em uma assadeira com assa fácil (dover) ou tapete de silicone. Se não tiver, unte a assadeira com azeite.

Assar em forno a 200 graus por 10 minutos, ou até o recheio estar bem assado.

Rende 1 pizza brotinho.

o recheio é a gosto, seja criativo!

Aprenda esta e muitas outras receitas Low Carb com a Dra. Flávia Castro
Leia mais...

quarta-feira, 31 de março de 2021

A importância dos pets na vida das pessoas.

Até bem pouco tempo, não se sabia quão fundamental era a convivência com animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.

Vivemos uma nova fase na relação entre as pessoas e os animais de estimação. Hoje temos cachorros, gatos, pássaros e até répteis de estimação como parte da família e é fácil observar que algumas condições de vida realmente melhoraram em famílias que têm pets.


Qualidade de vida

Muitos estudos mostram algumas das consequências mais comuns em se ter um pet em casa. Além dos benefícios na saúde mental, que trazem retorno na saúde física, também o aumento da autoestima, assim como melhoras na interação social podem ser facilmente observadas.

Na Saúde

Alguns estudos recentes revelam que famílias que mantém animais no lar tendem a gastar menos dinheiro com remédios. Muitas pesquisas comprovam que a interação entre os pets e as pessoas é também uma ferramenta importante para a redução de problemas cardíacos e a diminuição do estresse. O efeito chegou a importantes hospitais, que já admitem que pacientes, inclusive os que estão em unidades semi-intensivas, recebam as visitas de seus bichinhos de estimação.

A humanização dos pets

O extraordinário crescimento do setor de pets está fortemente ligado a uma tendência cada vez mais observada nos últimos anos: a humanização dos animais de estimação. Por isso, os serviços e produtos que oferecem conforto, saúde e mimos para os nossos filhos de quatro patas estão mais em alta do que nunca.

Os números do setor

O Brasil, com 106,2 milhões de pets, é o segundo país em número de animais domésticos, atrás apenas dos Estados Unidos. Aqui, o mercado de pets teve um crescimento muito relevante. Em 2006 o setor movimentou cerca de R$ 3 bilhões, em 2013 passou a movimentar R$ 15,2 bilhões e até o terceiro trimestre de 2019, o faturamento total do segmento foi de R$ 35,4 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil.

Os Pets na Terapia

As terapias assistidas por animais também têm alcançado importantes índices de sucesso, e cada espécie tem alguma particularidade. 

Para pessoas solitárias, a companhia de cães e gatos diminui a sensação de solidão e consequentemente as chances de depressão, mal cada vez mais comum no mundo todo, e observado com muita preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tratamentos com animais também beneficiam portadores de déficit de atenção, e o que provoca os avanços é a possibilidade da interação pelo toque e pela observação, com a consequente criação de um vínculo emocional.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista ou com Síndrome de Asperger, são tratadas com a observação de peixes em aquários. Esse contato costuma acalmá-las, estimula seu raciocínio, a coordenação motora, a comunicação e o conhecimento do próprio corpo e do espaço.

Aves como as calopsitas têm sido usadas para tratamento de crianças com Síndrome de Down.  Esse contato com um ser bem frágil e diferente desenvolve nelas, ao mesmo tempo, a identificação e o senso de responsabilidade.


Assim, não importa que bicho de estimação você tenha em casa, o importante é o cuidado e o que dele nasce: Emoção, carinho, admiração, um senso de compreensão do diferente e principalmente a interação e a companhia. Resumindo: Amor!

Leia mais...

terça-feira, 30 de março de 2021

O Dia da Mentira

Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.


A ORIGEM DA DATA

Existem diversas teorias a respeito de como essa tradição popular surgiu, a mais popular afirma que a consolidação do Dia da Mentira ocorreu por meio de zombarias realizadas na França a algumas pessoas que não aderiram às mudanças de calendário propostas pelo rei Carlos IX, no começo do século XVI.

O início do Ano Novo era festejado no dia 25 de março, na data que iniciava a primavera e as festividades duravam uma semana, finalizando no dia primeiro de abril. Com a implantação do Calendário Gregoriano em 1564, o rei Carlos IX determinou que o ano novo fosse comemorado no dia primeiro de janeiro, mas não foi aceito por alguns franceses, sendo os mesmos ridicularizados com presentes estranhos e convites para festas que não existiam, enviados pelos que acataram a data. Essas brincadeiras passaram a ser conhecidas como plaisanteries.

A DATA NO BRASIL

Aqui no Brasil, o Dia da Mentira começou a ser propagado por causa de um periódico de Minas Gerais chamado “A Mentira”, que circulou no dia primeiro de abril de 1828 e deu origem às comemorações da data. Na primeira edição, o jornal anunciava a morte de Dom Pedro II, mas teve que desmentir a brincadeira logo em seguida. Aconteceu também outra publicação, sendo a última, no dia 14 de setembro de 1849, e na mesma eram convocados todos credores para um acerto de contas no dia primeiro de abril do ano seguinte, num local inexistente.

A DATA NO MUNDO

E não é apenas no Brasil que a data é lembrada. Na Espanha, o dia é conhecido como dia dos enganos e na Alemanha, a data é conhecida como Aprilschertz (a pegadinha de abril), sendo registrada a primeira vez em 1618, na Baviera. 

Esta tradição germânica certamente foi introduzia no Rio Grande do Sul pelos primeiros imigrantes a partir de 1824, consistindo além de contar mentiras, enviar pessoas desavisadas a levar informações sem nexo para outros ou cumprirem tarefas sem fundamento. 

Em países de língua inglesa é conhecida como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)". Na Itália e França é chamada, respectivamente de Pesce d'aprile e Poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

No Dia da Mentira vale até fazer pegadinhas (será?) inocentes. Mas lembrem-se: As brincadeiras do Dia da Mentira devem usar somente mentiras inocentes, uma vez que o intuito da brincadeira é apenas se divertir.

Fonte: Wikipedia

Leia mais...

O Capacete Elmo e a Covid-19

Capacete Elmo beneficia pacientes dos hospitais do interior do Estado

Capacete Elmo

“Para que o paciente esteja apto a fazer uso do Elmo, ele precisa estar acordado, orientado e ser participativo. O treinamento, com todo o suporte educacional com base na simulação realística, prepara os profissionais tanto para a seleção dos possíveis candidatos a uso do capacete, como para agir em caso de intercorrência”


Após êxito em pacientes de Fortaleza, o capacete Elmo passa a ser mais um aliado no enfrentamento à Covid-19 no interior do Estado. Durante o mês de fevereiro, profissionais dos hospitais regionais Norte (HRN), do Cariri (HRC) e do Sertão Central (HRSC), vinculados à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), do Governo do Estado, foram capacitados por técnicos da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e já passam a usar a nova tecnologia. No início deste mês, o aparelho também ajudou na recuperação de pacientes de Manaus, após missão solidária de profissionais da Escola.

Cada unidade do Interior, administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu da ESP/CE dez capacetes para utilização nos pacientes dos setores Covid-19. Os testes clínicos realizados com o equipamento mostraram que o uso do Elmo pode diminuir em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A fisioterapeuta do HRN Leyliane Diógenes explica que os hospitais implantaram protocolos para uso do Elmo em pacientes que receberam indicação para o tratamento, que previne intubação. Entre os requisitos está o índice de oxigenação no sangue. “O Elmo é uma ventilação não invasiva que melhora o índice de oxigenação no sangue e expande o pulmão do paciente, evitando uma intubação”, ressalta Diógenes. Ela explica, ainda, que os fisioterapeutas fazem a monitorização diariamente nos pacientes para avaliar se a terapia está tendo o efeito esperado, se o paciente está bem adaptado e se o quadro clínico registrou melhora.

O capacete Elmo é mais uma possibilidade de terapia não invasiva, no entanto, de acordo com Andréa Braide, da ESP/CE, existem alguns critérios para que o paciente possa fazer uso do dispositivo. “Para que o paciente esteja apto a fazer uso do Elmo, ele precisa estar acordado, orientado e ser participativo. O treinamento, com todo o suporte educacional com base na simulação realística, prepara os profissionais tanto para a seleção dos possíveis candidatos a uso do capacete, como para agir em caso de intercorrência”, enfatizou Braide, responsável pelo treinamento da equipe no HRC.
"Melhorei 80%", diz paciente.

Após 24h do treinamento na unidade do Cariri, o Elmo já está fazendo diferença na vida de pacientes. João Vitor Gonçalves Bernardo, de 24 anos, foi o primeiro a utilizar a nova tecnologia de respiração assistida. O jovem deu entrada no HRC no dia 21 de fevereiro, encaminhado de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com queixa de desconforto respiratório e necessidade de oxigênio suplementar.

Com apenas 48h após o início do uso do capacete, Bernardo garante que a melhoria é significativa. “Comparado como cheguei aqui, após fazer uso do Elmo, posso dizer que melhorei 80%. Me sinto mais disposto, já estou me alimentando melhor. Estou bem confiante que em breve receberei alta”, afirma.

Andréa Braide, que é PHd em Saúde Pública, destaca ainda a importância de toda a equipe multiprofissional ter conhecimento do funcionamento do equipamento. “Esse é um momento que exige muito de todos os profissionais. Nesse treinamento, estamos qualificando médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos. Precisamos de multiplicadores e, principalmente, do trabalho em equipe”, diz. “Quanto mais cedo identificarmos pacientes aptos a fazer uso do Elmo, menor a chance desse mesmo paciente necessitar de uma Unidade de Terapia Intensiva e de uma intubação”, ela continua.
Além do Elmo, entre as terapias utilizadas nos hospitais regionais para evitar a intubação dos pacientes estão o uso de máscara de ventilação não invasiva (VNI), do catéter de alto fluxo e da máscara com reservatório, utilizados para estabilizar o quadro clínico de pacientes.

Fonte: Teresa Fernandes - Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)
Leia mais...

Revista de Fevereiro - 2021


Edição Especial: Confira


Confira os principais destaques da Revista LIFESTYLE, edição de fevereiro de 2021

Esta é uma edição muito especial, digo isto porque nela apresentamos o trabalho, as boas ideias, os produtos inovadores e os novos serviços dos profissionais de destaque da cidade, suas empresas, suas marcas, seus produtos ou serviços e o que os diferencia e destaca no mercado e na sociedade.

Conheça a Fertiliza, a primeira clínica de reprodução assistida de alta complexidade funcionando fora da capital do estado, fruto da visão, da parceria e do sonho de um grupo de profissionais especializados na área.

Não deixe de ler o excelente artigo da Dra. Sarah Donato, "Os desafios das famílias para 2021", onde trata da Educação Parental, ou seja, do relacionamento de pais e filhos, desafiados a cada dia a inovar, criar estratégias e adquirir habilidades que gerem o senso de pertencimento, disciplina, responsabilidade e colaboração.

Conheça a Dra. Luciana Fujiwara, uma nutricionista expert em desenvolver dietas personalizadas, que incentiva as mudanças de hábitos alimentares, e faz tudo para tornar o momento de comer mais satisfatório.

Também conheça a Comunicação Não Violenta e descubra como ela é capaz de contornar ou evitar situações conflitantes no âmbito dos negócios ou na vida pessoal de quem busca chegar pacificamente a consensos, usando como ferramenta a linguagem.

Das gôndolas de supermercado às mesas dos botequins, muita coisa ganhou uma versão gourmet, e a coluna "Agora tudo é Gourmet" vai tentar explicar porque coisas simples e cotidianas passaram a ser gourmet.

Na coluna  "In Vino Veritas", o Sérgio Jaborandy e o Jair Costenaro nos brindam com uma interessante matéria sobre Vinhos e a COVID-19, onde contam que um grupo de cientistas alemães desenvolveu uma pesquisa que mostra que a anosmia, que é a perda total do olfato, ou a hiposmia, que é a diminuição do olfato e são apontadas como uma das sequelas da COVID-19, ambas podem ser tratadas ou amenizadas com o simples e delicioso hábito de degustar vinhos. É isso mesmo que você acabou de ler - degustando vinhos!

Foi inaugurada no Sobral Shopping, a Companhia do Churrasco, a mais nova opção na cidade para quem quer degustar as melhores carnes acompanhadas por uma boa salada.

A empresária Alessandra Araújo recebeu as amigas, no Encontro das Clientes, na Carmen Steffens.

E para os que gostam de moda, a Nat Mont'Alverne mostra as tendências para os lançamentos da estação, na matéria "O inverno de 2021 chegou!"

Francina Angelim explica "Como realizar o sonho do casamento durante a pandemia" e a Janaina Parente e conta tudo sobre as tendências para o mundo da moda em 2021.

Imperdível também está a coluna Sociedade by Cesar Macedo, que nesta edição convidou os amigos a compartilhar vivências e frases sobre a vontade de viver e de sermos felizes em tempos difíceis.

Confira isso e muito mais adquirindo a Revista LIFESTYLE edição de fevereiro de 2021, nos locais de distribuição ou na nossa redação na Rua Paulo Aragão, 394 em Sobral, de segunda à sexta-feira no horário comercial.

Siga, curta e compartilhe nossas redes sociais:

Facebook Revista LIFESTYLE e Instagram Revista LIFESTYLE


Leia mais...

Água com limão


Por Flávia Castro  - Nutricionista 

É muito comum ouvir que tomar água com limão pela manhã, ou antes das refeições, promove benefícios maravilhosos, como emagrecimento, auxílio na digestão, melhora a pele, desintoxica o corpo, reduz inflamações, aumenta a disposição, entre várias outras promessas. Na verdade não existe nenhum estudo científico que confirme nenhum destes benefícios milagrosos.

Comprovadamente, o que iremos conseguir com um copo de água com limão será algumas miligramas de vitamina C e alguns antioxidantes (que também podem ser encontrados em outras frutas).

Se você se sente melhor ao consumir água com limão, ou aprecia o sabor, pode continuar tomando sem problemas, mas sem acreditar em promessas milagrosas, ok?




Flávia Castro
Nutricionista, Estética e Performance Esportiva
Atendimentos personalizados
☎️(85) 98609 2269


Leia mais...

Saúde mental na quarentena

O Covid-19 se tornou um evento mundial de busca pela sobrevivência, e fomos todos pegos de surpresa!

Falar de saúde mental é abordar a busca incessante do sujeito por seu equilíbrio nas dimensões humanas: biológicas, históricas, sociais, emocionais, relacionais, espirituais... Imagine então equilibrar tudo isto com as novas condições impostas por uma condição externa invisível, avassaladora e que não abre espaço para a escolha plena, particular de cada sujeito.

Como sujeitos de histórias de vida complexas, não estávamos preparados para lidar com uma nova realidade onde teríamos que abrir mão de nossas rotinas e do direito de ir e vir por uma questão, agora, de saúde pública. Muitas teorias do desenvolvimento infantil concordam, nascemos com a essência egoísta, de pensarmos em nossas necessidades e desejos, daí aprendemos a viver em sociedade e exercitamos olhar a demanda do outro, mas é um exercício contínuo para nossa formação como sujeitos sociais. 

Com a pandemia decorrente do Coronavírus, na ausência de uma vacina ou outro tratamento eficaz, a única forma viável de dificultar a proliferação do vírus é o apelo ao isolamento social. #Fique em casa: Tarefa árdua para a sociedade brasileira, que tem sua cultura pautada em festas, encontros, abraços e formas afetuosas de manter seus relacionamentos. O apelo das mídias sociais do “fique em casa” tem ecoado de forma desproporcional nas diversas camadas sociais, a depender das condições sociais e econômicas, como também das profissões. 

Alguns não seguem essa orientação, não por falta de consciência ou medo de contaminação, mas por atuarem em áreas essenciais que exigem que se exponham diariamente ao risco de contaminação, como os profissionais da saúde, entregadores, balconistas de farmácia, catadores de lixo, entre outros, que são obrigados a trabalhar, mesmo com toda a pandemia. Já outros, se sentem fadigados e/ou ociosos por serem obrigados a ficar em casa, seja por terem perdido seus empregos, por estarem com seus contratos de trabalho suspensos, ou por terem as jornadas de trabalho reduzidas de forma involuntária.

Outra parte da população se vê diante de uma rotina extremamente sobrecarregada emocional e fisicamente, tendo que dividir o tempo entre atividades profissionais mantidas em home Office, as rotinas domésticas, o acompanhamento das atividades escolares das crianças, com aulas em forma remota e, quando sobra tempo, procurar um pouco de lazer e cuidado consigo mesmo. 

A pandemia trouxe à tona algumas questões, e tornou explicitas as discrepâncias sociais. Enquanto alguns se sentem entediados com uma rotina repetitiva, com poucos atrativos por terem assistido a tudo que tinham direito em suas televisões de LED, outros passam fome e dependem da ajuda de familiares, auxílios emergenciais e muitos ainda dividem o espaço restrito de 2 quartos, com uma família de 10 membros. Como pedir um comportamento equilibrado, “consciente” e saudável de forma igual para contextos sociais tão diversos? 

Também a necessidade de convívio intenso, 24 horas por dia, com familiares, esposo, filhos ou parentes que estavam com você em casa desde meados do dia 18 de março, se transforma em fator de risco para a saúde mental, e afeta a todos, independente da classe social. Congelou tudo. Lockdown: ninguém entra e ninguém sai. Ficamos condicionados a respeitar, integrar, conviver e compartilhar equipamentos, espaços, alimentos e, ainda por cima conseguir o grande desafio de manter um clima agradável e saudável de “sobrevivência” entre todos. 

Os profissionais da saúde mental costumam relacionar o momento atual como uma Prova de Fogo das nossas condições subjetivas previamente aprendidas de lidar com a vida. Um teste de nossas habilidades de se reinventar, de resiliência, de superação e de ressignificar experiências. 

O resultado, como já era de se esperar, é um aumento significativo de casos de suicídio, separações, violência doméstica, crises de pânico, entre outros que se adicionam aos números diários de novos casos e de mortes por Covid-19.  O momento atual sinaliza muitas incertezas e muita falta de controle de variáveis. O sujeito perde, em certa medida, seu poder de controlar e de decidir sobre sua vida particular. Agora, mais do que nunca, é preciso olhar para o coletivo. 

Esse movimento, como já mencionamos, não é fácil, nem para crianças e nem para adultos, maduros ou com formação acadêmica. Esta falta de controle leva ao medo, insegurança, ansiedade, nervosismo, entre outros efeitos de respostas emocionais que ocorrem quando não sabemos lidar com o novo, e ainda não estamos abertos a aprender, frente a essa nova realidade atual, conhecida como o “novo normal”. 

Os estudiosos do desenvolvimento humano sempre apontaram para a relevância da criação e da manutenção de uma rotina para nossa organização e, portanto, para nossa saúde mental.  Podemos inovar nessa rotina? Será que diante de tantas novas demandas, onde precisamos fazer tantas coisas novas, desafiantes, seria recomendável uma lista de cursos e atividades para nos sentirmos produtivos nessa pandemia? A discussão produtividade versus ócio é filosófica e merece um aprofundamento epistemológico, afinal por que mesmo queremos sempre nos sentir úteis? Por que não parar, ou recuar, ou diminuir o ritmo? 

O cuidado com a saúde mental é uma escolha diária e individual, de buscar equilibrar tantas dimensões, não somente particulares, mas sociais, econômicas e até mesmo políticas como no atual momento do Brasil. 

Sugiro escolher a vida, mas não de qualquer jeito, mas de um jeito aberto a aprender uma nova forma de vivê-la. 



Coordenadora do Curso de Psicologia da Unifametro. Graduada e Mestre em Psicologia (UFC). Psicóloga Clínica Analista do Comportamento. Sócia da CAPAC Consultoria em Desenvolvimento Humano. MBA em Gestão Empresarial (IBMEC). 

Leia mais...

Sex On The Beach

Com certeza você já deve ter ouvido falar em algum momento desse delicioso drink refrescante, geralmente feito com vodka, e com um sabor irresistível.


Sex on the Beach é um dos coquetéis mais pedidos nas casas noturnas e boates, principalmente no verão, quando os dias são mais quentes e pedem bebidas mais adocicadas e frutadas. 

A combinação da laranja com o pêssego e as frutas vermelhas é inconfundível e faz muito sucesso. O drink até possui uma versão sem álcool nomeada Virgins on the Beach. É um coquetel oficial da International Bartenders Association, servido em copo alto.

Apesar do Sex on the Beach ser um dos drinks mais famosos do mundo, a boa notícia é que a bebida também pode ser feita em casa, por você mesmo, tão bem quanto qualquer bartender que você encontra na noite. 

Confira, a seguir, como fazer Sex on the Beach para servir a galera no próximo happy hour na sua casa!

Ingredientes
- 1 dose de vodka
- 1/2 dose de licor de pêssego
- 1 dose de suco de laranja
- 7 gotas de xarope de groselha
- 2 pedras de gelo moído

Como fazer
Coloque em uma coqueteleira a vodka, o suco de laranja, o licor de pêssego e o gelo em pedaços. Em seguida, em um copo Highball Glass ou Long Drink, disponha metade da groselha e despeje a mistura da coqueteleira e cubra com o restante da groselha. Sirva com um canudo.

Decore com uma fatia de laranja e/ou cereja. Está pronto o seu drink! Coloque um canudo e sirva à vontade. 

Dicas importantes
- Uma ideia bacana para você aproveitar melhor o seu Sex on the Beach, com seu sabor e essência exóticos, é bebê-lo puxando o canudo para cima. Desta forma, você mistura todos os ingredientes com o restante do drink.
- Caso você prefira, pode trocar o xarope de groselha por um suco de Cranberry ou Grenadine, que darão o mesmo sabor ao seu drink.

Atenção! 
Não confunda o Sex on the Beach com o também famoso Tequila Sunrise. Este último drink foi criado acidentalmente pelo vocalista da banda de rock The Rolling Stones, quando foi proibido pelo seu médico de ingerir álcool. A única característica que estas duas bebidas têm em comum é a sua cor vermelho-amarelada e nada mais! 

História do drink
A história mais popular sobre a origem do coquetel data da primavera de 1987, na cidade de Fort Lauderdale, na Flórida. Contam os fanáticos pelo drink que a bebida nasceu de um concurso entre bares na região, promovido pela República Distribuidora Nacional (distribuidora de bebidas na época), para alavancar as vendas de um produto que acabara de lançar no outono daquele ano: o licor de pêssego. 

A primavera estava chegando e, com ela muitos turistas vinham para a cidade. A empresa teve a ideia de promover um concurso e ofereceu ao bar que vendesse mais licor de pêssego um bônus de US$ 1.000 e, para o barman responsável pelo maior número de vendas do bar vencedor, a quantia de US$ 100. 

De olho na premiação, um jovem barman do Cofetti’s Bar, chamado Ted Pizio, teve a genial ideia de criar um mix de vodka, licor de pêssego, grenadine e suco de laranja para servir aos clientes. O drink foi um sucesso, e quando perguntaram o nome daquela bebida maravilhosamente doce e saborosa, Pizio pensou rápido e uniu os principais motivos que levavam milhares de pessoas àquela região: a praia e o sexo. 

Assim a bebida recebeu o nome de “Sex on the Beach”. A partir daí, o drink ganhou fama não só na primavera de Fort Lauderdale, como também no resto do mundo.
Leia mais...